segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A Mensagem mt 4:12-17

Dezembro de 2009. Vivemos o período de natal. Tempo de festas, onde os adultos se embriagam. Tempo troca de presentes, onde crianças do mundo inteiro acreditam na lenda de um bondoso velhinho da barba branca q vista àqueles q foram bonzinhos durante o ano. Mas, será esse o verdadeiro natal? Será essa a real mensagem q esse momento deveria passar? Não!
Apesar da insistência do mundo em querer a todo custo mudar a mensagem do natal, mudar a mensagem de Deus, por mais de 2000 anos Ele vem mantendo a sua palavra, a sua mensagem. Mensagem essa que teve poder pra mudar o curso da história da humanidade, que teve poder pra dividir o tempo em antes e depois dela, que tem o poder de mudar a história do homem, que tem poder pra mudar a tua história.
Mas que mensagem é essa que Deus teve o cuidado de guardar por todo esse tempo? Essa mensagem fala sobre quem Ele é. Diz que Ele é amor (1Jo 4:8) e que Ele te ama (Jo 3:16). Amor esse que muitas vezes não conseguimos compreender, mas o amor de Deus não foi idealizado pra compreendermos plenamente, mas para ser aceito. No texto de Mt 4:12-17 vemos traços desse amor divino, “povo que jazia em trevas viu grande luz”. Mas você pode perguntar “o q tenho eu com as trevas?” e a resposta é que todos pecaram (Rm 3:23), que não há um só justo (Rm 3:10-18) e que a nossa justiça é como trapo de imundícia (Is 64:6). Amados, o salário do pecado é a morte (Rm 6:23). Só a morte é pagamento válido pelo pecado, mas não a morte de qualquer um. Só a morte de um justo. Só na morte de Cristo temos pagamento válido por nossos pecados. E quem matou Jesus? Deus matou Jesus! E por quê? Por que Deus não convive com o pecado(Is 59:2), não há como servir a Deus e viver uma vida de pecado. Quando Deus disse “sede santos” foi isso mesmo que ele quis dizer, não foi “parcialmente santos” , mas santos, separados do pecado. E se Deus não poupou Seu filho por nossos pecados, porque ele te pouparia?
Mas, o que é pecado? Todas as vezes que você negou Deus você pecou, todas as vezes que você quis viver só pra si você pecou. Por isso a luz brilhou, para mostrar o pecado ao pecador e dizer “arrependei-vos” porque perto está o fim, porque perto está quando não poderão mais se arrepender, porque perto está quando verão a glória de Deus e os seus anjos declarando “Santo! Santo! Santo é o Senhor!”. Essa mensagem parece dura? Você pode dizer “onde esta esse Deus de amor? Eu quero o Deus de amor”. Mas o Deus de amor está no mesmo lugar do Deus da Justiça(Sf 3:5), no mesmo lugar do Deus Santo(Sl 22:3), no mesmo lugar do Deus da verdade(Jo 4:6). E que amor diria ta tudo bem quando na verdade não está? O amor está em revelar-se a você e chamá-lo ao arrependimento.
E o que é arrependimento? Arrependimento não é remorso, não é sentimento de culpa, não nem mesmo apenas reconhecer o erro. Arrependimento (metanóia em grego) quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente. Arrependimento é converter-se a Deus e é você que deve se converter a Ele, não Ele a você. E quando Jesus nos chama ao arrependimento é porque ele vai dizer “perto está o reino”, é porque ele tem algo melhor pra você e pra mim, é porque o seu reino é melhor que tudo, é porque nem olhos viram nem ouvidos ouviram aquilo que Deus tem guardado para aqueles que o amam (1Co 2:9). E aí sim acontece o natal, quando um pecador aceita essa mensagem e Cristo nasce em seu coração. Isso é natal, o nascimento de Jesus. Esse é o tempo de arrependimento, de voltar a Deus.

Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário